Balanceada, sem excesso de brilho nem ressecado
Brilho excessivo em toda face
Sem luminosidade e viço
Brilho excessivo na testa, nariz e queixo (Zona T)
Poros fechados e pele sem manchas
Poros visíveis e ampliados
Leves descamações e repuxados
Poros visíveis e ampliados apenas na Zona T
Lisa e aveludada
Grossa e oleosa em toda a face
Áspera
Oleoso na zona T
Textura leve uniforme
Muito brilhosa, extremamente engordurada
Sensação de rigidez, linhas de expressão visíveis, às vezes com coceira
Confortável, mas com necessidade de limpeza
Recomendamos que você realize a limpeza diária de sua pele com agente suave. Em seguida utilize um tônico facial com baixa concentração de álcool. O hidratante deve ser suave, de preferência em loção. E não se esqueça do Protetor Solar adequado para seu tom de pele.
A limpeza diária deve ser feita com um agente de limpeza suave e de preferência livre de sabão.
É interessante que tenha em sua fórmula o princípio ativo alfa bisabolol (princípio da camomila) que possui ação calmante e anti-inflamatória. Os tônicos para a pele normal devem conter baixas concentrações de álcool, além de ativos calmantes e adstringentes como extrato de hamamélis. O hidratante deve ser suave e preferencialmente em loção. Geralmente contém água, óleos mineirais e propilenoglicol com quantidades mínimas de petrolato ou lanolina
Recomendamos que você utilize agentes de limpeza com ação secativa e de controle da oleosidade. Em seguida utilize um tônico facial específico para pele oleosa, com agente adstringente. O hidratante deve serem gel, gel creme ou loção fluida suave. E não se esqueça do Protetor Solar com toque seco adequado para seu tom de pele.
Para a limpeza são recomendados produtos contendo agentes tensoativo capazes de remover o excesso de óleo presente neste tipo de pele. Os agentes de limpeza possuem ingredientes com ação secativa (como óxido de zinco, caolim, etc) e de controle da oleosidade como enxofre, extrato de arnica, etc. Sabonetes contendo agentes antimicrobianos ou abrasivos também são indicados. Os tônicos desenvolvidos especialmente para a pele oleosa contêm álcool e também podem ter mentol, resorcina, ácido salicílico. A pele oleosa também necessita de hidratação do tipo gel, gel-creme, loções aquosas livres de álcool ou emulsão fluida. Os princípios ativos como o PCA-NA, ginkgo biloba são utilizados em produtos para pele oleosa. Máscaras de limpeza e esfoliantes também são indicadas neste tipo de pele.
A limpeza neste tipo de pele deve ser usado tensoativos suaves, comuns em leites ou loções de limpeza, sabonetes emolientes com glicerina. A hidratação deve ser feita com cremes que contenham PCA-NA, ácido hialurônico, vitamina C, uréia, lactato de amônio, alantoína, etc. Óleos também podem ser usados como o de amêndoa doces, semente de uva, de macadâmia, de maracujá, incorporados aos cremes ou em óleos para banho. O tratamento da pele seca também requer o uso de formulações antienvelhecimento, como os antioxidantes e os renovadores celulares.
A limpeza da pele mista deve ser feita com um sabonete líquido suave ou uma loção de limpeza, que deve ser usada 2x ao dia. Somente na zona T (queixo, nariz e testa), a limpeza deve ser complementada com um tônico com baixo teor alcoólico e com adstringentes suaves (hamamélis, mentol e cânfora). Os hidratantes mais indicados são os de textura suave e não comedogênico. Entre os princípios ativos em evidência estão as ceramidas, o ginkgo biloba e o ácido hialurônico.