Capacitismo

Capacitismo é o nome dado pelo ato de discriminar pessoas com deficiência seja física ou mental, pode ser difícil de identificar pois é minimizado ainda, o capacitismo é quando locais como baladas não tem infraestrutura para receber PCD (Pessoa com deficiência) ou quando te questionam se você namoraria alguém com deficiência, as pessoas ainda enxergam a acessibilidade como luxo e não obrigação. Vamos mostrar algumas falas capacitistas pra você tirar do seu vocabulário! A expressão "fingir demência" pra falar de algo que você fingiu não compreender é uma forma de capacitismo, assim como o retardo mental a demência é um diagnóstico médico dado para pessoas que vem sofrendo declínio das habilidades mentais! Substitua por "me fiz de desentendido"

"Deu uma de João sem braço" pra falar de alguém que é preguiçoso ou que não tem responsabilidade é capacitista, pois coloca a pessoa que não tem deficiência como se fosse melhor do que quem é PCD, e trocar a frase não é complicado né?

A expressão em "terra de cego quem tem olho é rei" é mais uma forma de demonstrar que quem não tem deficiência visual é superior e que pode tirar vantagem, caso queira usar troque por "no meio da ignorância, domina quem sabe pouco"

Falar que seu projeto nao tem perna/braço suficiente para executar na intenção de dizer que não tem pessoas suficientes, essa expressão também precisa ser revista, pois da a entender que quem vive nessa condição seria incapaz de realizar algo com sucesso! Só trocar por "não temos pessoas suficientes" "não temos recursos", melhor né?

Segundo Sonny Pólito que tem deficiência visual e é um dos fundadores da Inclue, o capacitismo só terá fim quando os espaços forem ocupados por pessoas com deficiência, quando tiverem oportunidades e serem incluídas de forma igualitária!


Logo Farma & Farma
Siga-nos
Facebook Instagram Youtube Twitter

Filiada à: ABFFEBRAFAR


Logo Inovasse Agência WEB

Usamos cookies em nosso site para fornecer melhor experiência.
Por favor, leia os Termos de Uso no link a seguir e clique em "Aceitar" para concordar com os termos e cookies!

Termos de Uso