Antes mesmo da pandemia, ver crianças brincando ao ar livre era uma imagem incomum e que causava surpresa. Devido aos avanços tecnológicos, o correr, se esconder, explorar e conversar passou a ser realizado do outro lado da tela. Seja por meio de um computador, celular ou videogame, atualmente as crianças têm realizado as mais diversas e cansativas atividades sentadas no sofá através de personagens de jogos.
A tecnologia chegou de forma democrática e hoje atinge as mais diversas idades. E isto não significa que as crianças da atualidade não estejam usufruindo de uma boa infância. Ainda que de modo muito diferente da nossa realidade da época, hoje eles estão sendo expostos a informações e conhecimentos sobre diversos assuntos da atualidade e do mundo. Se você parar para analisar, até mesmo as inúmeras perguntas realizadas por eles em fase de crescimento sobre a finalidade de algo que acabara de conhecer deixaram de ser feitas, já que toda a informação necessária está apenas a um clique. Acredite ou não, sobre determinados assuntos, as crianças da atualidade já são especialistas!
E se a tecnologia não é necessariamente uma inimiga da infância, por que devemos nos atentar a forma como expomos as crianças a esta ferramenta? Acontece que enquanto do outro lado da tela ocorre muito movimento e atividades físicas, do lado de cá a única movimentação é a dos dedos, o restante corpo costuma permanecer parado e muitas vezes na mesma posição por seguidas horas. E este sim é um grande problema.
Realizar atividades físicas na infância, ou a movimentação do corpo, é algo necessário para o desenvolvimento infantil. Já que os movimentos realizados expressam suas emoções, ampliam a postura corporal, aprimoram a linguagem corporal e desenvolvem a capacidade afetiva e intelectual. Durante este período algumas habilidades são desenvolvidas e aprimoradas, caso não sejam exercitadas podem ser perdidas, não existindo a possibilidade de recuperação durante a fase adulta. Confira a lista de habilidades e os exercícios que podem ser realizados para o aprimoramento delas:
Habilidades Motoras do Movimento
Caminhar, correr e saltar.
Habilidades Manipulativas do Movimento
Arremesso ou recepção de objetos, chute de bola ou até mesmo cortar um papel.
Habilidades Estabilizadores do Movimento
Possuir domínio do corpo, manter a postura vertical, rolar, andar sobre uma faixa ou corda no chão.
Devido a pandemia, as crianças deixaram de frequentar de forma presencial a escola, local onde muitas dessas atividades são realizadas por meio do exercício pedagógico. A falta das aulas de educação física e a ausência da companhia de outras crianças podem interferir de forma negativa no desenvolvimento dos pequenos. Por tanto, o aprimoramento das habilidades motoras devem ser realizados de casa. É necessário separar um momento para trabalhar com seu filho o movimento corporal e também emocional. Pense em atividades que possam abranger não apenas as dimensões físicas, mas também cognitivas, afetivas e sociais. A fim de melhorar também o relacionamento interpessoal da criança, facilitando a sua inserção social.
Com o avanço da idade, as funções desenvolvidas durante a infância aprimoram a capacidade e controle de seus movimentos e habilidades durante toda a vida. Afinal de contas, é na infância que são desenvolvidas as habilidades e comportamentos de uma pessoa.
Benefícios da atividade física
Praticar atividades físicas contribuem para o emocional de qualquer pessoa. Devido a liberação de endorfina gerada durante ou após a prática do exercício, é comum que após sejam apresentadas sensações de bem-estar, aumento da autoestima e melhora no humor. Se para um adulto praticar alguma atividade é prazeroso, para uma criança que está descobrindo o mundo, realizar atividades nunca feitas antes é motivo de muita alegria. Seja ao sujar a mão com algum material, descobrir um novo objeto ou jogo, desempenhar atividades que envolvam o movimento e a comunicação, melhora o humor e a socialização de qualquer criança. Realizar jogos e brincadeiras que envolvam a competitividade, não apenas contribuem para o desenvolvimento físico, mas também ensinam os pequenos a lidar com perdas e ganhos.
Além disso, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a obesidade também avança no país entre crianças e adolescentes, apresentando crescimento de 6,5 vezes da obesidade em meninos e meninas de 5 a 9 anos desde 1974. Logo, a prática de exercícios com crianças também se torna importante para que este número estacione e diminua cada vez mais. Vale lembrar que um corpo ativo é um corpo saudável!
Toda atividade proposta deve ser algo prazeroso para a criança, busque conhecer as brincadeiras ou exercícios que entusiasmam e divertem seu filho, assim este momento será muito mais leve, se tornando algo espontâneo e automático por parte da criança. A atividade física na infância trará apenas benefícios, pois muito além da estética serão trabalhadas em seu pequeno a saúde física e emocional.
Fontes:
https://www.efdeportes.com/efd160/atividade-fisica-no-desenvolvimento-infantil.htm
https://blogeducacaofisica.com.br/atividade-fisica-na-infancia/