A primeira dentição do bebê pode causar desconforto para a família toda, principalmente para pais de primeira viagem que, muitas vezes, não entendem exatamente o que está acontecendo e como agir para amenizar a inquietação dos pequenos.
O nascimento dos dentes "de leite", como são popularmente chamados, dura em média dos seis meses aos três anos de idade.
É bastante comum que apresentem alguns sintomas como salivação excessiva, irritação, alterações no apetite ou febre. Caso tenha febre, poderá ser ministrado um antitérmico receitado pelo profissional de saúde de sua confiança, de acordo com a dose indicada para o peso da criança.
Para acalmar o incômodo que sentem na boca devido à coceira, um picolé feito de leite materno é uma "receita" que os bebês costumam gostar bastante, e inclusive é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Caso já tenha passado pela introdução alimentar, um pedaço de maçã também pode ajudar na coceira, além de brinquedos mordedores. Existem ainda pomadas anestésicas apropriadas para os pequenos que podem ser aplicadas na região.
O ideal é identificar o que é o mais eficiente para seu bebê e sempre consultar um profissional da saúde, caso necessite de algum medicamento.