Desenvolvidos na década de 1930, os Florais de Bach, essências energéticas extraídas de flores silvestres, possuem o objetivo de auxiliar uma administração das emoções. Criadas por Dr. Edward Bach, um famoso médico inglês, bacteriologista e patologista, as 38 essências desenvolvidas partem do princípio de que o estado emocional possui influência no bem-estar físico. Para Bach, as emoções e pensamentos negativos podem influenciar no surgimento de doenças físicas, logo, cada floral elaborado pelo médico se torna adequado para o tratamento de uma emoção específica. Nos últimos anos os florais vêm adquirindo uma popularidade crescente, sendo muito utilizado por adultos. Mas, o que poucos sabem é que as essências também possuem princípios ativos em bebês, sendo recomendadas por terapeutas e especialistas no assunto.
Os florais para crianças, quando utilizados com responsabilidade devem resultar em inúmeros benefícios, além de auxiliar no controle de comportamentos característicos da infância, como agitação, apego à mãe, nascimento dos dentes, demora para engatinhar ou andar, entre outros. Nos primeiros anos de vida de uma criança, algumas mudanças importantes e significativas acontecem, é um momento de muita transformação e adaptar-se a uma vida fora da barriga pode ser um processo difícil e estressante, tanto para os pais quanto para o bebê. Por tanto, neste momento de transição, os florais se tornam indicados para aqueles que desejam diminuir o impacto desses eventos. Veja quais são os mais indicados:
Sono, agitação, surgimento dos dentes e outros eventos estressantes
Se adaptar à nova rotina fora do conforto da barriga da mamãe pode fazer com que bebês tenham dificuldades para dormir e/ou trocar o dia pela noite. A agitação também é um estado que dificulta o sono da criança e pode impedir que ela se alimente bem, assim como o nascimento dos novos dentinhos. Nestes casos é indicado a utilização do Rescue Kids, versão infantil do Rescue Remedy, essência composta por cinco Florais de Bach: (1) Rock Rose, controle de estresse e ansiedade; (2) Impatiens, reduz a impaciência e irritação; (3) Clematis: ameniza a desatenção; (4) Star of Bethelem: alivia traumas e agitação; (5) Cherry Plum, controle de pensamentos irracionais. Para os casos específicos de agitação, é indicado apenas a utilização do floral Impatiens.
Pesadelos
Se constantemente a criança acorda de forma repentina e assustada, como se acabasse de ter um pesadelo, o floral Rock Rose é indicado. Vivenciar novas experiências pode fazer com que o bebê adquira pavor noturno, logo, a essência que possui o objetivo de controlar o estresse e ansiedade pode auxiliar na eliminação desses sentimentos.
Apego à mãe
Seja para ir a creche, ficar com uma babá ou avó, desapegar de sua mãe é um dos momentos mais difíceis de adaptação do bebê. Para esta situação, o floral Chicory trabalha o desapego. Não apenas as crianças sofrem com essa brusca mudança, por isso o floral também passa a ser indicado às mamães que sofrem com esta "separação".
Demora para engatinhar e andar
Para alguns bebês começar a engatinhar e andar pode ser mais demorado do que para outros, isso porque algumas crianças podem apresentar desinteresse e até mesmo preguiça em iniciar esse processo. Nesta situação o floral Hornbeam é um grande aliado, já que a essência ajuda a dar estrutura, dando forças para que o bebê se mantenha ereto.
Modo de utilização:
Por ser uma forma de tratamento totalmente natural, os Florais de Bach não apresentam nenhum tipo de contraindicação, mas é recomendado a avaliação de um especialista. Por mais que sejam inofensivas e livres de álcool - no caso de fórmulas específicas de florais infantis-, a utilização dessas gotinhas deve ser indicada e monitorada por quem entende do assunto.