Você sabia que ao nascer, o sistema digestivo dos bebês não está completamente formado? E é por esse motivo que ocorrem as cólicas. Elas podem causar um enorme desconforto nos pequenos e algo muito difícil para os pais ou cuidadores lidarem.
A fase das cólicas varia e pode iniciar logo após o primeiro mês de vida, em torno dos 45 dias e permanecer até aproximadamente o quinto mês. É importante que os adultos mantenham a calma nesse momento para passar por esses dias.
Algumas medidas que podem ser tomadas é fazer massagem em movimentos circulares nas costas do neném, colocando-o de bruços. Uma sugestão que pode ser uma das melhores soluções é utilizar o sling, um tecido que permite que o bebê seja enrolado no corpo do adulto de forma com que os dois fiquem com as barrigas encostadas. Isso permite que a barriga do bebê fique quentinha e assim, ele relaxa. O ideal é buscar orientação profissional com relação a forma de amarração devido à ergonomia do corpo da criança.
Fazer uma compressa de bolsa de água morninha na barriga, por exemplo, pode ser uma boa saída. Imprescindível tomar cuidado com a temperatura para não queimar o bebê.
Existem alguns medicamentos que podem auxiliar no alívio das cólicas agindo diretamente na saúde intestinal ou outros que atuam no combate aos gases que podem se formar. Medicamentos fitoterápicos também podem ser indicados.
Consulte um profissional de saúde de sua confiança para melhores orientações medicamentosas, que aliadas aos métodos não farmacológicos, podem surtir um excelente resultado em momentos de crises.