TDAH: O que é, como funciona e como ele pode afetar o aprendizado.
Você provavelmente já ouviu falar sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), especialmente com a crescente popularização dos conteúdos sobre saúde mental nos últimos tempos. Mas você sabe exatamente o que é o TDAH?
Para começar, o TDAH é uma condição neurobiológica que afeta a capacidade de uma pessoa prestar atenção, controlar impulsos e moderar o nível de atividade. Essa condição não é apenas um "excesso de energia" ou uma questão de falta de vontade de prestar atenção. É algo mais complexo e profundo, com raízes em diferenças no funcionamento cerebral.
Sintomas
Os principais sintomas do TDHA são desatenção, hiperatividade e impulsividade:
Desatenção:
Hiperatividade:
Impulsividade:
Além dos principais sintomas especialistas também observam outros sinais como: prejuízos na memória operacional e na velocidade de processamento, baixa tolerância à frustração, dificuldades em finalizar projetos e baixa auto- estima. Esses aspectos complementam os principais sintomas e ajudam a compreender a complexidade do TDAH e seus impactos no funcionamento diário das pessoas afetadas por essa condição
Diagnóstico
O diagnóstico do TDAH geralmente é feito por profissionais de saúde mental, que observam os sintomas, analisam o histórico médico e conversam com a pessoa e sua família. É importante destacar que o diagnóstico não deve ser feito de forma precipitada, mas sim considerando uma avaliação completa e multidimensional.
TDHA e aprendizado
Outo fator importante é como pessoas com essa condição podem ter dificuldades no aprendizado tradicional. O TDAH pode apresentar desafios significativos para os alunos, professores e pais. Imagine um aluno com TDAH tentando se concentrar em uma aula longa e monótona. Para eles, isso pode ser uma tarefa extremamente difícil e frustrante, mesmo que queiram aprender e se sair bem na escola.
Então, como a escola pode lidar com alunos que têm TDAH? Primeiramente, é essencial que os educadores estejam cientes das características do TDAH e saibam identificar sinais que possam indicar a presença desse transtorno. Além disso, a escola pode adotar algumas estratégias para apoiar esses alunos:
Ambiente adequado: Criar um ambiente de aprendizado tranquilo e organizado, minimizando distrações e proporcionando um espaço onde o aluno possa se concentrar melhor.
Estratégias de ensino: Utilizar métodos de ensino que sejam mais interativos e estimulantes, como atividades práticas e uso de recursos visuais.
Suporte emocional: Oferecer suporte emocional ao aluno, ajudando-o a desenvolver habilidades de autorregulação e resiliência diante dos desafios acadêmicos.
Parceria com os pais: Manter uma comunicação aberta com os pais, compartilhando informações sobre o progresso do aluno e trabalhando juntos para criar um ambiente de apoio tanto na escola quanto em casa.
Lidar com o TDAH na escola não é uma tarefa simples, mas com o apoio adequado e uma abordagem empática, os alunos com TDAH podem superar desafios, desenvolver suas habilidades e alcançar seu potencial máximo no ambiente escolar.
Tratamento
O tratamento do TDAH é amplo e inclui intervenções psicoeducacionais para fornecer informações e estratégias de autorregulação, terapia comportamental, como a TCC, para melhorar controle de impulsos e atenção, modificações ambientais para criar um ambiente propício ao aprendizado e, ocasionalmente, o uso de medicamentos, como estimulantes, para controlar sintomas e melhorar a organização e foco.
Essas abordagens combinadas tem como objetivo gerenciar os sintomas e promover um melhor funcionamento da rotina do dia a dia.